- …
- …
Ficamos sem palavras pra descrever o ano de 2020 na introdução desta retrospectiva.
Esse era pra ser um ano de estruturação para o Instituto Marielle Franco.
Faríamos uma grande ação no mês de março e alguma incidência nas primeiras eleições municipais sem Marielle, obviamente.
E depois focaríamos em olhar pra dentro. Realizar nosso planejamento estratégico de médio-longo prazo. E solidificar nossa estrutura para poder seguir em frente.
Mas qual foi a organização ou a pessoa que conseguiu manter seus planos intactos neste ano de 2020?
Até chegamos a fazer um mês de março gigante....
Lançamos a Casa Marielle, que funcionaria por um mês na simbólica região da Pedra do Sal, no centro do Rio de Janeiro.
Assista ao vídeo do lançamento da casa.
E estávamos nos preparando para uma grande segunda edição do festival Justiça por Marielle no 14 de Março, quando a pandemia desembarcou com força no país e nos obrigou a girar a estratégia para ações descentralizadas.
A definição de crise foi atualizada. Crise sanitária, ambiental, política, social, humanitária.
Para nós, que acreditamos que a vida se constrói nos encontros, nas ruas, nos restou lutar pelo direito e a responsabilidade de ficarmos isoladas, em casa.
E não precisamos pensar muito pra saber a quem essa crise afetaria mais.
Por isso a primeira coisa que fizemos foi somar com parceiras e parceiros para:
Visibilizarmos mais de 550 coletivos periféricos que estavam atuando na linha de frente, com o Mapa Corona nas Periferias em parceria com o Favela em Pauta:
Acesse o mapa para ver as iniciativas mapeadas e descubra no final da retrospectiva qual foi o desdobramento incrível desse projeto. :)
Apoiarmos mulheres negras lideranças nos seus territórios para fazer chegar o direito ao auxílio emergencial e a segurança alimentar para milhares de famílias, com o Agora é a Hora... (uma parceria com a Ong Criola, o Perifa Connection e o Movimenta Caxias)
Navegue pelo site do projeto e conheça as lideranças, os dados colhidos e a metodologia utilizada.
Escutarmos 250 mulheres negras ativistas de todo o país sobre as perspectivas delas para a saída da crise, na pesquisa Mulheres Negras Decidem - Para onde vamos? Com as maravilhosas parceiras do movimento Mulheres Negras Decidem...
Baixe a pesquisa completa e veja os resultados no site.
Mesmo com as energias giradas para a pandemia, seguimos em cima das investigações do Caso Marielle e Anderson, participando de mais de 20 reuniões com autoridades nacionais e internacionais e lançando a campanha #FederalizaçãoNão
Mais de 150 mil emails de pressão e uma carta assinada pelas famílias de Marielle e Anderson foram enviados ao STJ. Transmitimos a sessão de votação do STJ com comentários da Coalizão Negra por Direitos.
Durante o levante antirracista não nos limitamos às telas pretas do Instagram e fomos para as ruas (em segurança) apoiar os atos puxados pelos coletivos de favelas que passavam a mensagem bem nítida: "Não queremos morrer nem de COVID, nem de fome e nem de tiro."
Dia 27 julho, aniversário de Marielle, dia em que até 2018 na nossa família sempre comemorávamos com muita música e alegria, sentimos que tínhamos que celebrar a força e a luz da Mari.
Fizemos uma linda Live com a Rainha Elza Soares e Renegado...
Em meio a uma pandemia e a um levante antirracista, vivemos a primeira eleição municipal sem Marielle Franco. Mari estaria completando seu primeiro mandato e precisávamos fazer alguma coisa.
Lançamos a PANE, a Plataforma Antirracista nas Eleições, com um conjunto de ações para mover as estruturas do sistema político.
Assista o vídeo de lançamento da plataforma:
Nossa primeira vitória foi uma incidência no TSE para cobrar que candidaturas negras tivessem condições financeiras e midiáticas menos desiguais de participação. Outra parceria com Coalizão Negra por Direitos, Educafro e Mulheres Negras Decidem...
Sabíamos que nessas eleições muitas pessoas iriam se candidatar inspiradas em Marielle. Mas queríamos saber quem realmente assinaria embaixo para se comprometer com as práticas e pautas que Mari defendia. E assim sistematizamos o legado da Mari através da Agenda Marielle.
762 candidaturas de 300 cidades de todo o país se comprometeram com as 7 pautas e 7 práticas que apresentamos. Confira abaixo o resultado delas nas urnas:
Assista o emocionante vídeo de lançamento da Agenda Marielle na voz de Mariah, afilhada da Mari.
Foi bonito ver a quantidade de pessoas comprometidas, mas doeu demais ver que as violências políticas sofridas por mulheres negras seguem acontecendo.
Fizemos uma pesquisa com 142 candidatas negras da Agenda Marielle e identificamos que 98% sofreu pelo menos 1 dos mais de 8 tipos de violências políticas mapeados.
Baixe e leia a pesquisa completa no site. Uma parceria com a Terra de Direitos e a Justiça Global.
Um dos casos inclusive precisou de uma campanha urgente: a primeira vereadora negra de joinville sendo ameaçada de morte é inaceitável. Enviamos mais de 5000 emails de pressão para as autoridades locais garantirem proteção a ela!
Nos reunimos em audiências com autoridades do Congresso Nacional e com o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, para pautar a necessidade de proteção para todas as parlamentares eleitas ameaçadas.
O último mês do ano foi também o mês em que se marcam 1000 dias sem Marielle. Mais uma vez, ocupamos as ruas de forma segura e inundamos as redes com nossa cobrança coletiva por respostas.
Realizamos essa ação com a Anistia Internacional, na qual colocamos centenas de despertadores tocando ao mesmo tempo e formando essa frase para lembrar a justiça que já passou da hora das respostas.
Nosso último lançamento do ano não poderia ter sido outro: a partir dos dados do Mapa Corona nas Periferias, com o Favela em Pauta, reunimos 5 jornalistas de periferias das 5 regiões do país para produzir uma coletânea de reportagens sobre a pandemia e a desigualdade a partir dessa perspectiva negra e periférica.
E quando olhamos para os números de 2020 é que percebemos a quantidade de coisa que fizemos:
Ações realizadas pelo Instituto Marielle Franco em 2020 - mês e mês
Ao total foram:
Convites para participação em eventos e atividades
Pedidos de apoios para homenagens à Marielle
Ações de Incidência
Óbvio que para fazer tudo isso tivemos que comunicar MUITO...
Demandas de imprensa nacional e internacional
Mensagens de whatsapp trocadas com multiplicadoras
De e-mails enviados para apoiadoras
E sem dúvida, jamais seríamos capazes de fazer tudo isso sozinhas...
Pessoas se inscreveram para participar de alguma ação com o Instituto.
Pessoas apoiaram financeiramente os primeiros passos do Instituto
Organizações, movimentos, coletivos do Brasil e do mundo agiram com a gente
2020 vai chegando ao fim e quando olhamos pra trás sentimos um baita orgulho de termos chegado até aqui e ver que estivemos ao lado de quem nos fortalece e de quem precisou da nossa força.
Vamos ser bem sinceras com você,
Para 2021 nosso plano é fazer menos coisas, para fazê-las com mais profundidade e impacto.
Já pedimos inclusive pra cancelarem esse meme 😂😂😂
Brincadeiras a parte, nos próximos meses iremos concluir o planejamento estratégico dos próximos 5 anos do Instituto e esperamos em breve poder compartilhar com vocês nossas prioridades de atuação.
São muitas as ideias por aqui: da Escola Marielles, ao Centro de Memória. Dos festivais por justiça (quando a pandemia acabar) a ações com as eleitas da Agenda Marielle.
E podemos garantir que o nosso compromisso em seguir lutando por justiça, defendendo a memória, multiplicando o legado e regando as sementes, continua.
Mas, como você sabe, para seguirmos cultivando essas sementes que plantamos, precisaremos da ajuda de muitas mãos, e por isso queremos te convidar a se tornar uma doadora mensal do Instituto e ajudar a fazer as ações de 2021 acontecerem.
Se não puder doar agora, mas quiser que a gente te lembre mais pra frente é só deixar seu contato aqui que a gente te escreve :)
Seguimos caminhando,
Abraço apertado,
Anielle, Marinete, Luyara, Toinho e toda a equipe do Instituto Marielle Franco.
🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻
Quer apoiar as ações do Instituto doando seu tempo, talento e conhecimentos?