Assim como minha irmã, eu também fui ensinada que em tudo que fizéssemos na vida, deveríamos ser as melhores.
Não bastava ser boa. Tínhamos que ser as melhores.
Crescemos ouvindo nossa mãe dizer que pra mulher preta e favelada era tudo MUITO mais difícil. E de fato sempre foi!
Entendemos o recado. Nos esforçávamos. Passávamos horas estudando.
Quando faltava luz, era na vela. Quando não tinha dinheiro pra os livros, nem pra xerox, era na mão. A gente sempre deu valor aos estudos. Minha mãe fazia a gente entender o valor de cada coisa. Fosse do lápis ao tênis.
Estudamos em escolas públicas e particulares. Sonhamos com nosso futuro e nosso vestibular. Já no ensino médio, ganhar uma bolsa, fosse para a PUC ou para os EUA, pra gente, cria da Maré, era algo que nem em nossos maiores e melhores sonhos imaginávamos. Mas aconteceu.
Aconteceu e a gente deu conta.
Nos formamos, aprendemos, e evoluímos. Com suor e luta, nossos sonhos aos poucos foram virando realidade.
E é isso que eu desejo a todos os meus alunos, a todos os jovens que fizeram Enem, a todos aqueles que sonham em construir um futuro melhor pra si e pra sua família e a todos aqueles que assim como eu, acreditam que a educação pode mover e salvar vidas.
Nós, mulheres e homens negras e negros, das periferias do Brasil, somos a resistência contra esse projeto que não quer que cheguemos onde quisermos chegar.
É inadmissível ver como a educação de um país inteiro está sendo destruída pela péssima gestão e más intenções de pessoas como o Ministro da Educação.
Erros como esses do Enem não são erros bobos. Eles afetam diretamente a vida de milhares de jovens que passam e passaram anos se preparando e sonhando com esse momento.
Tentam nos vencer pelo estresse, pelo cansaço, oferecendo um modelo de escola desinteressante, tirando os poucos recursos que temos para estudar. Tentam de tudo para nos ver longe dos lugares que já estão reservados para eles.
Mas nós não aceitamos antes e não aceitaremos agora.
Aqui no Instituto Marielle Franco trabalharemos dia e noite para não deixar que avancem com esse projeto de destruição do nosso futuro e do futuro das novas gerações.
Quer saber como? Clique no botão e se inscreva que te avisaremos das nossas próximas ações.